Yoga, o que é?

Yoga é uma palavra que entrou no nosso quotidiano e que tem vários significados dependendo do contexto em que é usado. Foi definido como arte e como ciência, e é um processo de evolução consciente que tem por base o desenvolvimento gradual da consciência do corpo, das emoções e da mente até um estágio último de consciência de Si Mesmo.

Segundo o Yoga Sutra de Patanjali,[1] o Yoga é uma visão do ser humano que conduz à desidentificação com os conteúdos da mente (emoções, pensamentos, dúvidas, julgamentos, etc). A prática é um meio para alcançar esse objectivo, que é a liberdade adquirida através da união da nossa individualidade com a nossa universalidade e nos permite encontrar o potencial que está adormecido em nós. O Yoga é, portanto, uma visão abrangente que lida com todos os aspectos da filosofia, psicologia e funcionalidade da evolução humana consciente. É um corpo de conhecimento passado de mestre para aluno ao longo de séculos, que assenta na investigação intensiva, sistemática e introspectiva sobre o funcionamento da mente humana. É o conhecimento original e intemporal sobre a essência do homem, que nos transporta, através da sua visão, à descoberta das nossas potencialidades intrínsecas. É um modo de vida que nos leva a compreender a nossa verdadeira natureza.

Hoje, e desde sempre, os homens procuram entender a sua natureza e o seu propósito de vida e, por isso, mesmo que não tenhamos consciência, o Yoga é parte integrante da nossa vida, ajudando-nos a analisar o que somos e o modo como vivemos, e a compreender o valor real daquilo que nos impulsiona e condiciona. Num tempo de pressas e atropelos com que tantas vezes nos deparamos, é essencial que nos questionemos sobre questões éticas e morais, sobre questões ambientais, sobre liberdades, sobre direitos e deveres, sobre compromissos e os papeis que devemos desempenhar como cidadãos, como pais, como filhos, como homens e mulheres. É nesta vastidão que nos encontramos com o Yoga

A prática regular de yoga permite o desenvolvimento de capacidades físicas e mentais que têm consequências no estado geral de saúde do praticante – melhora o funcionamento orgânico, com impacto na saúde e bem-estar do corpo, conduzindo a estados psíquicos e emocionais equilibrados. No Yoga Lab praticamos e ensinamos Hatha Yoga nas seguintes vertentes:

Hatha Yoga

Hatha resulta da junção de Ha, que significa sol, com Tha, que significa lua. 

Uma prática de hatha yoga harmoniza a energia solar, naturalmente expansiva e masculina, com a energia lunar, predominantemente  serena e feminina. Este equilíbrio estabelece-se através de posturas (asanas), que trabalham a força e o alongamento muscular, o equilíbrio, as articulações e a concentração, de técnicas de desbloqueamento da circulação de energia vital (prana) que têm por base o controlo da respiração e de grupos musculares específicos (pranayama e bandhas), de técnicas de purificação do organismo (shatkarmas), e da interiorização dos sentidos (pratyahara), do foco da atenção (dharana) e da meditação (dhyana). As componentes física e psíquica são integradas de forma sinérgica, isto é, de modo articulado e cooperativo, que se traduz na melhoria do funcionamento dos órgãos e das funções vitais e no controlo da mente, que se torna mais lúcida e mais presente.

Baseada no estrito respeito pelo corpo e pela mente, a prática de hatha yoga é adequada a qualquer praticante.

Estas aulas decorrem  individualmente e em grupo.

Yoga Suave

Aula delicada e restaurativa que inclui posturas, trabalho respiratório, relaxamento profundo e meditação. O foco destas aulas é recuperar a energia e a vitalidade física e mental, aumentar a mobilidade articular e a força muscular, melhorar a capacidade respiratória e a consciência corporal. Adequada a praticantes de todos os níveis. 

Estas aulas decorrem individualmente e em grupo.

Aulas de Yoga e sessões individuais de Yoga Terapia

Dirigidas a pessoas com limitações de tempo ou outras situações específicas (yoga terapia) que exijam atenção individualizada, e a quem pretenda aprofundar e desenvolver a sua prática, através de um programa especificamente definido com base nos objectivos e aptidões dos praticantes.

Se procura,

  • Práticas de Yoga seguras, presenciais ou online, organizadas em sequências que potenciam o desenvolvimento de capacidades individuais
  • Correção e ajuste individual, com recurso a acessórios que permitem adaptar e/ou aprofundar as práticas às condições de cada praticante
  • Instrutores de Yoga certificados, com grande experiência e em constante actualização e formação
  • Um espaço que acolhe e lhe oferece bem-estar físico, mental, energético e espiritual.

O seu lugar é no Yoga Lab

Escolha o seu modelo e junte-se a nós, presencialmente ou online.

 

pt_PTPortuguês
en_USEnglish pt_PTPortuguês