Yoga

A prática regular de yoga permite o desenvolvimento de capacidades físicas e mentais que têm consequências no estado geral de saúde do praticante – melhora o funcionamento orgânico, com impacto na saúde e bem-estar do corpo, conduzindo a estados psíquicos e emocionais equilibrados.

No Yoga Lab praticamos e ensinamos as seguintes variantes de Hatha Yoga:

Hatha resulta da junção de Ha, que significa sol, com Tha, que significa lua. 

Uma prática de hatha yoga harmoniza a energia solar, naturalmente expansiva e masculina, com a energia lunar, predominantemente  serena e feminina. Este equilíbrio estabelece-se através de posturas (asanas), que trabalham a força e o alongamento muscular, o equilíbrio, as articulações e a concentração, de técnicas de desbloqueamento da circulação de energia vital (prana) que têm por base o controlo da respiração e de grupos musculares específicos (pranayama e bandhas), de técnicas de purificação do organismo (shatkarmas), e da interiorização dos sentidos (pratyahara), do foco da atenção (dharana) e da meditação (dhyana). As componentes física e psíquica são integradas de forma sinérgica, isto é, de modo articulado e cooperativo, que se traduz na melhoria do funcionamento dos órgãos e das funções vitais e no controlo da mente, que se torna mais lúcida e mais presente.

Baseada no estrito respeito pelo corpo e pela mente, a prática de hatha yoga é adequada a qualquer praticante.

Variante de Hatha Yoga,  desenvolvido por B. K. S. Iyengar no século vinte. Assente num processo de formação rigoroso, este método de ensino garante especial solidez e forma profissionais especialmente aptos a realizar uma observação acurada do aluno, de modo a detectar as suas dificuldades e facilidades, bem como a fornecer-lhe instruções claras e detalhadas, a fim de obter maior alinhamento e precisão nas posturas de yoga (ásanas). O método privilegia sobretudo o rigor e a correção da prática – em detrimento da obtenção de resultados rápidos, mas nem sempre estáveis, e da simples execução das posturas, a qualquer custo.

Os próprios objetivos, por sua vez, variam de acordo com o contexto privilegiado pelo professor a cada encontro, isto é: em cada aula será eleito um pequeno conjunto de posturas a serem trabalhadas a fundo, por meio de uma série de preparações e com diversos desdobramentos. Focando posturas de pé ou de chão, torções e retroflexões, técnicas de respiração (pranayama), usando o apoio das paredes e das cordas especialmente preparadas para as aulas, com ênfase na permanência ou na repetição e fluidez, o professor vai aos poucos guiando o aluno por um caminho ao mesmo tempo seguro e desafiador, a fim de aproximá-lo gradativamente e continuamente da postura visada.

Variante de Hatha Yoga, inspirado no método Ashtanga Vinyasa Yoga. Uma aula de Jivamukti Yoga incorpora os cinco pilares deste estilo – ahimsa (compaixão), bhakti (devoção), nada (música), dhyana (meditação) e shastra (estudo das escrituras sagradas e de sânscrito), explorando os ensinamentos clássicos do Yoga, que têm aplicação prática na vida do ser humano, através da apresentação e exploração de um foco mensal (todos os meses há um foco diferente que é apresentado e trabalhado por todos os professores desta linhagem no mundo). A este foco, numa aula, juntam-se mantras, consciência de respiração, sequências fluídas de Vinyasa, exploração de alinhamento de posturas, assistência do professor nos variados asanas (posturas físicas), relaxamento e meditação. Todas as aulas incluem, portanto, Asanas, meditação e ensinamentos espirituais – numa sequência criativa desenhada pelo professor em que a música assume um papel relevante. 

Poderás praticar tanto ao som de Krishna Das, como de hip-hop, trance ou Mozart. 

O Jivamukti Yoga é um estilo contemporâneo e as aulas são adequadas para qualquer que seja o nível do praticante. 

Aula delicada e restaurativa que inclui posturas, trabalho respiratório, relaxamento profundo e meditação. O foco destas aulas é recuperar a energia e a vitalidade física e mental, aumentar a mobilidade articular e a força muscular, melhorar a capacidade respiratória e a consciência corporal. Adequada a praticantes de todos os níveis.

Dirigidas a pessoas com limitações de tempo ou outras situações específicas (yoga terapia) que exijam atenção individualizada, e a quem pretenda aprofundar e desenvolver a sua prática, através de um programa especificamente definido com base nos objectivos e aptidões dos praticantes.

Se procura,

  • Práticas de Yoga seguras, organizadas em sequências que potenciam o desenvolvimento de capacidades individuais
  • Correção e ajuste individual, com recurso a acessórios que permitem adaptar e/ou aprofundar as práticas às condições de cada praticante
  • Instrutores de Yoga certificados, com grande experiência e em constante actualização e formação
  • Um espaço que acolhe e lhe oferece bem-estar físico, mental, energético e espiritual

O seu lugar é aqui, no Yoga Lab

 

 

pt_PTPortuguês
en_USEnglish pt_PTPortuguês