O QUE É O YOGA?
Esta pergunta, tantas vezes feita por muita gente, não tem uma resposta única. Como sempre no Yoga, a resposta mistura simplicidade e complexidade em diversos níveis, porque o Yoga tem uma natureza de muitas vertentes que se enquadra em áreas tão variadas e distintas como cultura, saúde, terapia, relações sociais, investigação.
Yoga é uma palavra que entrou no nosso quotidiano e que tem vários significados dependendo do contexto em que é usado. Foi definido como arte e como ciência, e é um processo de evolução consciente que tem por base o desenvolvimento gradual da consciência do corpo, das emoções e da mente até um estágio último de consciência de Si Mesmo.
Segundo o Yoga Sutra de Patanjali,[1] o Yoga é uma visão do ser humano que conduz à desidentificação com os conteúdos da mente (emoções, pensamentos, dúvidas, julgamentos, etc). A prática é um meio para alcançar esse objectivo, que é a liberdade adquirida através da união da nossa individualidade com a nossa universalidade e nos permite encontrar o potencial que está adormecido em nós. O Yoga é, portanto, uma visão abrangente que lida com todos os aspectos da filosofia, psicologia e funcionalidade da evolução humana consciente. É um corpo de conhecimento passado de mestre para aluno ao longo de séculos, que assenta na investigação intensiva, sistemática e introspectiva sobre o funcionamento da mente humana. É o conhecimento original e intemporal sobre a essência do homem, que nos transporta, através da sua visão, à descoberta das nossas potencialidades intrínsecas. É um modo de vida que nos leva a compreender a nossa verdadeira natureza.
Hoje, e desde sempre, os homens procuram entender a sua natureza e o seu propósito de vida e, por isso, mesmo que não tenhamos consciência, o Yoga é parte integrante da nossa vida, ajudando-nos a analisar o que somos e o modo como vivemos, e a compreender o valor real daquilo que nos impulsiona e condiciona. Num tempo de pressas e atropelos com que tantas vezes nos deparamos, é essencial que nos questionemos sobre questões éticas e morais, sobre questões ambientais, sobre liberdades, sobre direitos e deveres, sobre compromissos e os papeis que devemos desempenhar como cidadãos, como pais, como filhos, como homens e mulheres. É nesta vastidão que nos encontramos com o Yoga.