O Yoga entende a saúde e o bem-estar como uma condição dinâmica da natureza humana e não meramente como um estado que se alcança e mantém. O ponto mais baixo dessa dinâmica é a morte e o culminar dele é a imortalidade. Entre estes extremos estão estados saudáveis e de doença que o Yoga trata nos aspectos físico, mental, emocional, social e espiritual.
Ao nível físico o Yoga equilibra o sistema nervoso autónomo reduzindo a prevalência do stress induzido pelo sistema simpático, que reage de modo involuntário através da activação do metabolismo como, por exemplo, a aceleração dos batimentos cardíacos, o aumento da pressão arterial, o aumento da adrenalina e da concentração de açúcares no sangue. O Yoga leva à diminuição e à regulação dos batimentos cardíacos e do ritmo respiratório, aumentando a eficiência cardiovascular e o volume e eficiência pulmonares, equilibra as funções gastrointestinais e endócrinas, aumenta a flexibilidade e a gama de movimentos das articulações e, de um modo geral, condiciona de forma positiva todos os parâmetros associados a estados de maior relaxamento e bem-estar. Em simultâneo, o Yoga aumenta a força, a resiliência, a resistência e os níveis de energia, leva à normalização e estabilização do peso, melhora o sono, aumenta a imunidade e diminui a intensidade dos estados dolorosos.
Ao nível psicológico e emocional, o Yoga aumenta a consciência somática, isto é, a consciência associada à percepção sensorial e também aumenta a propriocepção, que se traduz na capacidade de adequação dos movimentos ao meio ambiente e aos estímulos exteriores. Funções psicomotoras como força, agilidade, controlo motor, coordenação visual e manual, equilíbrio, ponderação, são alguns dos benefícios que resultam da prática de Yoga e condicionam as sensações subjectivas de estados de espírito e de bem-estar. Deles resultam sentimentos de auto-aceitação, de auto-eficácia e de adequação social que, por oposição à ansiedade e estados depressivos são os primeiros passos de um caminho em que funções cognitivas como atenção, concentração, memória e facilidade de aprendizagem são aumentadas.
O Yoga actua, com especial ênfase, através de efeitos preventivos e restaurativos no eixo psiquismo-sistema nervoso-sistema imunitário-sistema endócrino (hormonal) e pode ser integrado ou não com tratamentos médicos, potenciando os seus benefícios.
Saiba mais sobre o tema em Yoga Terapia