Encontrar o tipo de prática e o local que se adequam ao que procura alguém que quer iniciar uma prática de yoga requer informação sobre o tipo de prática adoptada, sobre a experiência dos instrutores, enquanto praticantes e também a sua formação, e a realização de uma aula experimental (normalmente) oferecida.
A prática de yoga mais implementada fora da Índia, nomeadamente no Ocidente, chama-se Hatha Yoga (hatha significa “esforço físico violento”), mas dentro desta designação encontram-se práticas que diferem na metodologia e no nível de intensidade física. Na escolha de uma prática é importante ter em consideração que o yoga não tem como fim desenvolver capacidades físicas exímias, mas que, ao contrário, deve ser praticado com respeito e atenção no corpo, dentro das capacidades físicas de cada um, em cada dia. Como já se referiu, é a prática continuada de posturas, técnicas de respiração e de purificação, muito valorizadas nas práticas de hatha yoga, que desenvolvem no praticante aptidões físicas e mentais.
De um modo geral, uma aula de hatha yoga inclui sequências de várias posturas que são realizadas de forma lenta, com permanências mais ou menos prolongadas, acompanhadas de respiração lenta, pausada e profunda. Dependendo do tipo de posturas e do ritmo com que são executadas, as aulas podem ser mais ou menos exigentes, mas tendo em conta que a prática de cada um é uma vivência pessoal, uma mesma aula pode ser adequada a praticantes mais ou menos experientes. Isto não significa que não haja algumas aulas que são mais adequadas a alguns grupos de praticantes, pelo que se aconselha uma conversa prévia para poder tomar a melhor opção.