Webinars: A Saúde através do Yoga

yoga

A Saúde através do Yoga

Passa muitas horas sentado/a? Ao computador? Cansado/a? E o corpo, como é que o sente?  Tem dores persistentes que não consegue aliviar?

Está preparado/a para resolver estas situações?  Quer aprender a cuidar do seu corpo e mente para solucionar o seu mal-estar?

Com temas variados, dirigidos a pessoas de qualquer idade, com ou sem experiência no yoga, estes programas tratam da correção estrutural e articular (pescoço, ombros, costas, etc.) e de técnicas que aumentam os níveis de bem-estar mental e emocional (controlo da respiração, Meditação e Yoga Nidra), que controlam o stress e a ansiedade.

O Yoga Lab oferece-lhe a solução que precisa: um conjunto de webinars de natureza prática, essenciais para compreender melhor o processo de cura e reabilitação do seu corpo físico e emocional.  

Datas da 2ª edição em breve

Programação

Clique na imagem para + informações

Diversos problemas, como por exemplo as bursites do ombro, i. e. inflamações das bolsas sinoviais ou dos tendões que existem na articulação do ombro, provocam rigidez e dor que resultam da imobilidade e da fragilidade dos músculos que estabilizam a zona dorsal. Além disso, a tensão e as dores nos ombros e pescoço podem também ser agravadas pela respiração, se esta é feita de forma superficial. São hoje bem conhecidos os benefícios que a prática de Yoga tem para a saúde em geral. Neste webinar exploraremos as técnicas de fortalecimento, mobilização e relaxamento dirigidas ao tratamento de sintomatologias que afectam, em particular, os ombros e o pescoço.

Clique na imagem para + informações

A região lombar é uma estrutura complexa, formada por vértebras, músculos, tendões, discos intervertebrais, articulações, ligamentos, vasos sanguíneos e nervos. Porque nos deslocarmos na posição erecta, esta zona suporta diariamente o peso do corpo e é, além disso, submetida a esforços adicionais quando carregamos pesos ou realizamos movimentos repetidos de flexão ou rotação do tronco. A dor lombar aguda relacionada com o esforço físico é, por isso, uma queixa muito frequente que segundo a Organização Mundial de Saúde, atingirá cerca de 80% da população adulta, pelo menos uma vez, durante a sua vida.

Clique na imagem para + informações

A inflamação do nervo ciático, que dá origem ao que se conhece vulgarmente por dor ciática, deve-se, por norma, à compressão nervosa na região lombar, habitualmente resultante de uma hérnia discal, que ocorre normalmente entre as vértebras L5 e S1. Devido ao grande comprimento do nervo ciático, que se estende ao longo dos membros inferiores, a dor pode manifestar-se em vários locais, sendo mais comum surgir na região glútea posterior, no dedo grande do pé (hálux) e na face lateral da coxa e da perna. Neste webinar aprende como é que o yoga proporciona tratamento e alívio da dor ciática, através de movimentos específicos adaptados a cada praticante.

Clique na imagem para + informações

A saúde dos pés depende do equilíbrio funcional de uma estrutura muito complexa cuja anatomia se pode comparar à de uma ponte suspensa, constituída por 26 ossos, 33 articulações e vários tendões que são o equivalente dos cabos de sustentação. Tendo em conta o que os nossos pés fazem por nós, fazemos muito pouco por eles. Comprimimo-los dentro de sapatos muitas vezes inapropriados e pressionamo-los o dia inteiro, ignorando-os até ao momento em que eles se manifestam e nos trazem problemas sérios. Muitas destas lesões teriam sido evitáveis porque decorrem de esforços repetitivos. O tratamento dos problemas dos pés através do yoga fortalece e alonga músculos, tendões e articulações e aumenta a gama de movimento, ao mesmo tempo que trata a origem das inflamações.

Clique na imagem para + informações

Ter uma postura corporal correcta, isto é, que respeita as condições anatómicas naturais, é da maior importância para a vida. Mas, o que determina uma postura corporal correcta? Em primeiro lugar, o modo como apoiamos e distribuímos o peso do corpo. Depois, o modo como alinhamos o corpo, em função das suas condições específicas que temos que conhecer e respeitar. Por último, a postura corporal reflecte também os nossos estados mental e emocional. Aprender a observar e aquietar a mente, aprender a reagir de forma adequada aos estímulos externos sem cair em desequilíbrio, é uma componente importante da postura corporal. A ferramenta de excelência para a integração de todas estas vertentes é o Yoga.   

Clique na imagem para + informações

O stress é considerado a doença do século XXI. É consequência de uma de vida agitada, caraterizada por excesso de ansiedade, inquietação e nervosismo. O stress provoca perturbações no sono, alteração de humor, fadiga crónica, aumento do peso, doenças cardiovasculares e hipertensão, entre outras. A Organização Mundial de Saúde afirma que 90% da população mundial sofre desta patologia e recomenda a prática de diversas técnicas de Yoga e Meditação para uma gestão eficaz do stress e redução das suas consequências negativas.

Clique na imagem para + informações

Perceber o que desencadeia a fome emocional (o stress, a ansiedade, o medo, a falta de afeto, …), é importante para definir estratégias eficazes para lidar com as dificuldades emocionais que estão na sua origem. Aprender a relaxar no meio do caos, saber parar e pensar antes de agir, acalmar a mente, respirar…são os primeiros passos para compreender a relação complexa e dinâmica que existe entre emoções e alimentação.

Inscrições e informações adicionais​

 

 

Como funciona? É muito simples! Através da app Zoom consegue acompanhar as sessões, podendo ligar-se por telemóvel, tablet, computador ou smartTV. 

Para se inscrever envie um email para  ou MP no instagram ou facebook. As sessões são pagas antecipadamente por MBWAY, de acordo com as opções seguintes:

Preços 

  1. Sessão avulsa (20€ cada)
  2. Pack de 3 temas à sua escolha (50€)
 
pt_PTPortuguês
en_USEnglish pt_PTPortuguês