Stress e Ansiedade

A Organização Mundial de Saúde (OMS) define a saúde como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente a ausência de afeções e enfermidades“. Neste sentido, podemos definir doença como ausência de saúde, ou seja, um estado que ao atingir um indivíduo provoca distúrbios das funções físicas, mentais e sociais que se manifestam através de um conjunto de sinais e sintomas, alterando o seu estado normal de saúde.

O stress não é bom nem mau. É apenas uma resposta fisiológica e comportamental a algo que aconteceu ou está para acontecer e que nos faz sentir ameaçados ou que, de alguma forma, perturba o nosso equilíbrio.  Esta resposta depende da nossa capacidade interna para enfrentar os diversos acontecimentos da vida. Surge, assim, o conceito de resiliência, isto é, a capacidade individual para lidar com problemas, superar obstáculos e resistir à pressão de situações adversas.

São várias as causas do stress. O estilo de vida moderno, associado ao excesso de trabalho, à falta de descanso e do número adequado de horas de sono, a problemas familiares, ao desemprego, à instabilidade financeira, etc., é um dos principais factores geradores de stress, que provoca desequilíbrios que se refletem no desenvolvimento de diversas doenças, algumas graves e fatais. Além da saúde física, o stress impacta na estabilidade do humor, na produtividade, nas relações afetivas e na qualidade de vida. Caracteriza-se por altos níveis de ansiedade, perturbações do sono e insónias, irritação constante, falta de concentração, preocupação excessiva, tristeza, sentimento de ausência de auto-eficácia e baixa auto-estima, salientando apenas alguns.

Várias instituições, entre as quais, destacamos a Harvard Medical School e a Universidade do Utah, recomendam o uso de técnicas de Yoga como, por exemplo, a aplicação terapêutica de posturas, exercícios respiratórios e de concentração mental, para prevenir e/ou ajudar a tratar doenças como o stress, a ansiedade e a depressão. Estas recomendações baseiam-se nas conclusões de inúmeros estudos que afirmam claramente que a prática de yoga pode modular a resposta fisiológica ao stress e à ansiedade, visto promover a melhoria da frequência cardíaca e da capacidade respiratória, o equilíbrio da pressão arterial e a atenção plena da mente ao momento presente. Desta forma, reduz-se os níveis de stress e ansiedade relacionados com a preocupação excessiva da mente em acontecimentos futuros e imprevisíveis. Do mesmo modo, ao “obrigar” a mente a estar presente no aqui e agora, ajuda, também, a ultrapassar a tristeza e a melancolia associadas a acontecimentos do passado.

Da observação empírica, é notório que as pessoas mais stressadas e, consequentemente, mais ansiosas, tendem a curvar as áreas dorsal e cervical da coluna, parecendo que carregam “o mundo às suas costas”.

O que pode aprender no webinário Stress e a ansiedade?

  • Compreender a fisiologia do stress e o mecanismo de defesa do corpo e da mente face a essa “ameaça”
  • Aprender um conjunto de ferramentas e técnicas de Yoga (posturas psico-biofísicas, exercícios respiratórios, técnicas de relaxamento e da atenção plena), de fácil execução que lhe permitem viver o seu dia-a-dia com mais tranquilidade e bem-estar.
Informações práticas
  • Este webinar sobre Stress e Ansiedade decorre em direto, via zoom app, e é essencial para compreender melhor o processo de cura e reabilitação do seu problema específico.
  • A sessão é composta por uma série de exercícios simples e de fácil execução, técnicas respiratórias e de relaxamento que pode usar sempre que sentir necessidade.
  • Local: no conforto da sua casa
  • Data: 7 de junho 2020 Horário: 10h30 – 12h30
  • Preço promocional covid-19 – 10€ (MBWay) 

informações adicionais e inscrição por e-mail: info@yogalab.pt

:::::::: as vagas são muito limitadas :::::::

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