Invocação da Felicidade

Que todos os seres, em todos os lugares, sejam felizes

lokāḥ samastāḥ sukhino bhavantu

O verso que se transcreve acima faz parte de um mantra, Svasti Pāṭhaḥ, que se traduz por Invocação da Felicidade e se encontra no Rig Veda, o livro mais antigo da humanidade.

Ser feliz é uma preocupação de sempre dos homens. A atitude individualista que é incentivada e cultivada hoje em dia, não nos deixa ter consciência de que ser feliz não é, não pode ser, uma circunstância individual.

Ser feliz passa por “sermos felizes”. Para compreendermos isto, basta pensar que ninguém pode ser feliz se aqueles de quem gosta, família e amigos, não o são. Se seguirmos esta linha, estendendo-a à família dos nossos familiares e aos amigos dos nossos amigos, rapidamente abrangemos todos. Assim, o desejo de ser feliz deve ser entendido por cada um de nós como um desejo que se realiza no colectivo, envolvendo todos os seres vivos e a Terra, que nos acolhe e oferece as condições necessárias para viver.

O Yoga guia-nos neste sentido. Diz no Rig Veda que para sermos felizes é necessário conhecermo-nos, para sermos capazes de, com discernimento, fazer as acções correctas, das quais depende a nossa paz.

No Yoga Lab partilhamos estes princípios. Entre nós, uma equipa cheia de entusiasmo e que acredita que pode fazer a diferença, e consigo, se nos visitar e oferecer a si mesmo a experiência de um período de bem-estar físico e emocional que pode ser uma componente muito importante no seu desejo de ser feliz.