Falta-lhe tempo?

Há fases na vida em que nos vemos forçados a dedicar tanto tempo a exigências profissionais que o sentimento de falta de tempo toma conta da nossa vida.  Ao princípio isso pode até ser estimulante. Significa que estamos a conseguir fazer o que é suposto de forma competente, que os colegas e superiores confiam em nós, e isso traz-nos satisfação. Até aqui, tudo bem!

Contudo, frequentemente sem nos darmos conta, entramos numa espiral que nos consome todas as forças e que não nos deixa tempo para viver. Rapidamente deixamos de ter tempo para a família, para os amigos e para nós próprios e, de súbito, encontramo-nos descontentes, confusos, solitários e perdidos. Começamos a não ser capazes de separar o que somos daquilo que fazemos e intimamente passamos a criticar-nos pela incapacidade de dar cada vez mais respostas, em todos os sectores da vida. Em maior ou menor extensão, este é o percurso de todas as pessoas e, infelizmente, cada vez é maior o número de pessoas que não consegue lidar com estas situações e adoece: cansaço extremo, angústia, irritabilidade, depressão, sistema imunitário fragilizado, destroem a nossa saúde de várias maneiras e levam-nos a estados de tristeza cada vez mais permanentes. Se não soubermos dizer basta, o ciclo progride interminável e torna-se um vício.

Sair deste labirinto de pensamentos e emoções requer inteligência e coragem. É preciso querer sair, é preciso dar passos nesse sentido.

O que é que isto tem a ver com Yoga?

Tudo!

Nada no Yoga estimula à indiferença ou à desistência do que são os propósitos de vida de cada um. Pelo contrário, respeitando valores consonantes com o Universo, o Yoga ensina a encontrar dentro de nós o equilíbrio necessário para lidar com os vários papeis que a vida requer.

Através da prática de asanas desbloqueiam-se energias e fortalecem-se funções vitais, através da respiração e da atitude de interiorização da atenção, concentração e meditação, equilibra-se e desenvolvem-se estados psíquicos saudáveis (mente, memória e inteligência). Por isso, a prática continuada de Yoga dá a estabilidade indispensável ao desenvolvimento das capacidades físicas e mentais, permitindo-lhe lidar adequadamente com os aspectos positivos e negativos da vida. Qualquer pessoa, em qualquer idade, pode consegui-lo. E, para surpresa de muitos, não tem que fazer sacrifícios ou colocar mais metas na sua vida.

No Yoga Lab convidamo-lo/a a experimentar.

Dê um presente a si mesmo/a, e descubra que está em si a capacidade de ser feliz.