Explicação (muito resumida) sobre o Yoga e as aulas no Yoga Lab

  1. Breve Enquadramento Histórico do Yoga

O Yoga é uma tradição milenar que teve origem na Índia. Transbordou pela primeira vez as suas fronteiras no I Parlamento Mundial das Religiões, que teve lugar em Chicago em 1893, onde Swami Vivekananda apresentou a sua visão do Homem, da Vida e do Universo.

As raízes do Yoga estão intimamente ligadas à natureza humana e à procura de respostas para questões fundamentais como “quem sou eu?”, “o que é este mundo em que habito?”, “qual é o meu propósito na vida?”. Em resposta a estas perguntas, o Yoga estabeleceu-se no reconhecimento de que a natureza física (prakriti) não pode dissociar-se da natureza espiritual/energética (purusha) que lhe dá origem, e que o reencontro com essa essência deve ser procurado, como forma de aprofundar o autoconhecimento. O Yoga nasceu, portanto, como uma prática de pesquisa sobre o Homem e de culto a várias deidades e à natureza.

No Yoga Sutra, o primeiro texto que sistematiza e estrutura o objectivo e o método do Yoga Clássico ou Raja Yoga (raja significa real), Patanjali explica que a através da meditação se atinge a um estágio de liberdade e paz (moksha) que resulta do controlo das flutuações da psique, que Patanjali define como Yoga. De acordo com o Yoga Sutra depreende-se que a palavra Yoga significa simultaneamente um fim, o estado contemplativo em que a consciência se revela, e uma metodologia, que compreende 8 etapas de prática (Ashtanga Yoga: astha significa oito; anga significa estágio) que conduzem o praticante a esse fim.

  1. Breve Descrição da Evolução: Hatha Yoga

A afirmação do Tantra como prática espiritual, que contrariamente ao Raja Yoga considera que através do corpo é possível entrar num espaço meditativo consciente, onde a expansão e a plenitude internas acontecem, deu origem ao Hatha Yoga. Assim, embora mantendo o mesmo objectivo do Raja Yoga, o Hatha introduz uma mudança de paradigma em relação ao papel do corpo, e a prática de Yoga passa a ter uma componente psicofísica de exploração do corpo, como via para a descoberta espiritual.

A palavra Hatha pode traduzir-se por esforço intenso. Mas Ha significa sol e Tha significa lua. Deste modo, Hatha representa o esforço de harmonizar pares de opostos, simbolicamente representados por Shiva, a energia solar, masculina, de expansão, de destruição e renovação e por Shatki, a energia lunar, feminina, introspectiva e suave. Assim, em termos gerais pode dizer-se que a união de energias positivas e negativas está, portanto, subjacente ao Hatha Yoga, que assenta no desenvolvimento do equilíbrio corpo/mente como forma de realização da vida.

  1. O Hatha Yoga Hoje

Tal como é, hoje em dia, realizada em todo o mundo, a prática de Hatha Yoga foi desenvolvida por Krishnamacharya (1888-1989) na primeira metade do Século XX.* Nesse tempo a Índia era uma colónia inglesa. Para impedir que os valores culturais da sociedade indiana se perdessem, o marajá de Mysore aglutinou no seu palácio figuras de grande prestígio e conhecimento de todas as expressões culturais tradicionais (música, dança, teatro, medicina Ayurveda e Yoga). Esta medida deu origem a que mais tarde, na segunda metade do Século XX, o Yoga se expandisse de forma extensiva, transvasando fronteiras e adquirindo em 2016 o reconhecimento de Património Imaterial da Humanidade.

No Ocidente tornaram-se muito populares as metodologias conhecidas por Ashtanga Vinyasa Yoga de K. Pattabhi Jois (1915-2009) e o Iyengar Yoga de B. K. S. Iyengar (1918-2014), ambos discípulos de Krishnamacharya. Vinyasa significa uma sequência de posturas praticadas em articulação com a respiração. Embora as sequências clássicas do Ashtanga Vinyasa Yoga sejam fisicamente exigentes, as práticas de Vinyasa podem ser ajustadas em função dos praticantes. A metodologia do Iyengar Yoga é muito focada no alinhamento corporal e utiliza diversos tipos de suportes (blocos, cintos, etc.) que ajudam os praticantes a desenvolver uma prática pessoal ajustada e segura. A tradição do Viniyoga, uma prática mais suave e ajustada à condição física dos alunos desenvolvida nos últimos anos de vida de Krishnamacharya foi continuada pelo seu filho, T. K. V. Desikachar (1938-2016) em Chennai, Índia.  

  1. As Aulas de Hatha Yoga no Yoga Lab

Tendo consciência dos inúmeros desafios que a vida diária impõe e das consequências nefastas que isso acarreta, as nossas aulas exploram várias ferramentas que o Yoga oferece para vivermos melhor. As aulas regulares incluem diversas componentes que trabalham a força, a mobilidade articular e a flexibilidade através de posturas físicas, técnicas de respiração e outras, que accionam a circulação de energia e despertam a vitalidade, bem como técnicas que conduzem ao aumento das capacidades de atenção, concentração e meditação, com evidentes melhorias de condições psicológicas. As aulas são variadas, por vezes fluidas e articuladas com a respiração, na tradição vinyasa, outras vezes com tempos de permanência nas posturas mais longos, que levam os praticantes a balancear esforço físico, respiração e concentração mental, como é característica do Hatha Yoga, e outras ainda, com maior foco nos alinhamentos e aspectos técnicos das posturas, de acordo com o método Iyengar. As aulas iniciam-se, como é tradição do Yoga, por dirigir a atenção para o corpo e para a respiração, de modo a induzir um estado de observação e disponibilidade física e mental propício à prática, e terminam por um período de relaxamento/meditação, que permite a expansão da consciência e a assimilação dos benefícios da prática. A cadência das aulas é equilibrada, ajustada a cada praticante, procurando desenvolver consciência corporal e foco mental, que são a base de partida do Yoga para a descoberta e a vivência plena de nós mesmos.

* Para mais informação sobre Krishnamacharya veja O Legado de Krishnamacharya: O Inventor do Yoga Moderno (colocar o link para o texto)