Vencer obstáculos: a proposta do Yoga

As mudanças que nos acompanham ao longo da vida são muitas, e a aptidão que temos para lidar com a mudança, que inevitavelmente faz parte do nosso crescimento, é essencial para que possamos desempenhar as funções que, em cada momento, são a nossa vida.

Neste decurso, dentro do conjunto de convicções e de percepções que temos da vida e de nós mesmos, encontramo-nos frequentemente bloqueados e sem soluções para ultrapassar dificuldades. Vencê-las passa por pôr em causa as nossas certezas e a imagem que temos, ou que queremos passar, de nós próprios, pondo em causa ideias rígidas e crenças que geram uma espiral negativa e nos colocam progressivamente em situações mais difíceis. Ultrapassar as dificuldades passa, por isso, por reconhecer que o primeiro passo para a transformação assenta na plasticidade da nossa mente e daquilo que cada um de nós pensa que é.

E é aqui que o Yoga nos ensina.

No Yogasutra, um texto basilar onde se estrutura o Yoga e se definem as instruções para compreender a essência e o potencial do homem, é muito claramente estabelecido o processo que conduz à libertação dos condicionamentos que nos impedem de cumprir o nosso dharma, isto é, de estar em consonância com a lei universal que dá sentido às nossas actividades. A proposta do yoga passa por, através do autoconhecimento, nos levar a reconhecer a nossa própria natureza como paz, estabilidade, contentamento e liberdade. (nota 1, em rodapé)


nota 1: Yogasutra, Capítulo 1, Sutra 3: “Aquele que vê, estabelece-se na sua própria natureza”, Tradução de Pedro Kupfer, Formação em Yoga, Curso livre, Módulo I.