Equipa

Formada por instrutores de yoga experientes, com muitos anos de prática pessoal e formações na área do Yoga reconhecidas e certificadas a nível nacional e internacional.

Professora no Departamento de Engenharia Química do Instituto Superior Técnico, onde para além das aulas coordena um grupo de investigação, começou a praticar yoga em 2001. Inicialmente motivada por uma actividade física desafiante, o yoga tornou-se parte essencial da sua vida. Foi no yoga que verdadeiramente se conheceu, através da aprendizagem de uma filosofia de vida justa, equilibrada e à sua medida. A naturalidade com que este processo se desenrolou, e continua, foi/é uma experiência de liberdade, de grande valor.

Vários foram os professores que contribuíram para a sua formação, dos quais destaca Nuno Cabral e Carlos Rui Ferreira. Frequentou workshops, retiros e formações dirigidas por diversos professores, portugueses e estrangeiros, que completaram a sua prática regular e tiveram um papel muito importante na sua vivência do yoga. Contudo, foi com o Curso de Formação de Professores de Hatha Yoga de Pedro Kupfer (500h, Yoga Bindu/Aliança do Yoga), concluído em 2017, que aprofundou a essência do yoga. O seu vasto conhecimento e experiência são uma inspiração e um estímulo para continuar a praticar yoga e a estudar a sua mensagem de vida.

A procura por alargar e sedimentar conhecimentos levou-a a iniciar, em Setembro de 2018, o Programa de Estudos Avançados em  Iyengar Yoga (3 anos) ministrado por Billy Korad, Senior Iyengar Teacher.

Foi na Academia de Seniores de Lisboa que iniciou (e mantém) a sua actividade como instrutora de yoga, em regime de serviço comunitário gratuito. Em Janeiro de 2018 fundou o Yoga Lab Lisboa, em conjunto com Sofia Rodrigues, amiga e companheira de práticas e formações de yoga.  Desde então, dá aulas regulares de Hatha Yoga e de Yoga Suave/Terapêutico no Yoga Lab Lisboa.

Descobriu o Yoga em 1999 com a Prof. Maria Emília na Associação de Yoga Sivananda e durante 20 anos teve o privilégio de se cruzar com vários professores de vários métodos e estilos (Prof.ª Clotilde Ferreira, Luísa Barosa, Carlos Rui Ferreira, Rui Oliveira Costa entre outros) que contribuíram de diferentes formas para a sua formação enquanto aluna e professora.

Em 2016 termina a formação de instrutora de Yoga na Associação de Yoga Integral de Portugal – Membro da Federação Internacional de Yoga (FIY) e da European Union of Yoga Associations, no curso de 250 hrs, com a mestre Swamini Tara (Beatriz Katchi).  Em 2017 integra a equipa do Dhara Yoga & Mind Center, onde se estabelece como Professora de Yoga até Agosto de 2019. 

Em contínua formação, participa em diversos workshops e seminários. Entre os quais, salienta o Curso Prático de Yoga Dinâmico (5 meses) no Jaya Aerial Lab com o Prof. Rui Oliveira Costa. 

Em 2018 conhece o método Iyengar e com isso renova a sua paixão pelo Yoga, decidindo aprofundar os seus estudos e prática com aulas regulares com a Prof. Carina Ricardo e participando do Programa de Estudos Avançados em Iyengar com o Prof. Billy Konrad, Senior Iyengar Teacher, a terminar em 2021.

Integra a equipa do Yoga Lab desde Setembro 2019.

Marco Martins (1978, Portugal) é um professor certificado em Iyengar Yoga pelo Instituto Iyengar Yoga  de Amesterdão com os professores Clé Souren, Charles Hond e Annemieke Post.

Começou a estudar yoga no ano de 1999. No ano seguinte, na Índia, teve o primeiro contato com o Iyengar Yoga através do professor Rudradev Gowda.  A formação na Holanda aconteceu anos mais tarde, de 2006 a 2009, ano em que obteve a sua certificação. Desde então, vem aprofundando a sua prática de Iyengar Yoga com diversos professores – tais como Delilah King, Patxi Lizardi, Katia Dacosta, Billy Konrad – , sem deixar de frequentar aulas de outros métodos de yoga, como as do professor Nuno Cabral.

Como experiência profissional, deu aulas em Lisboa por 11 anos e já ensinou também na Holanda. Em 2015, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde lecionou em diversos centros de yoga. Desde 2016 tem estúdio próprio, o Samatva, localizado em Copacabana. Atualmente, Marco encontra-se a passar uma temporada em Portugal. 

Formada em Ciências Sociais e Políticas, em 2014 decide mudar o rumo da sua vida e ir viver para Sydney, na Austrália. 

Lá frequenta o curso de Iniciação ao Budismo e Meditação, no Sydney Buddhist Center e começa a praticar yoga. O seu caminho de descoberta e transformação interior é também marcado por uma maior consciência ambiental e pela defesa dos direitos dos animais, razões que a levam a optar por um estilo de vida vegano. 

Esta componente ética leva-a a identificar-se e a praticar o estilo Jivamukti Yoga, fundado por Sharon Gannon e David Life nos anos 80. O Jivamukti Yoga é uma corrente do sistema Raja Yoga (Ashtanga), influenciado por três gurus Sri Brahmananda Sarasvati, Swami Nirmalananda e Sri K. Pattabi Jois e que, tendo influência dos três, combina diferentes aspectos do Yoga num único estilo. Os cinco pilares do Jivamukti Yoga são: ahimsa (compaixão), bhakti (yoga da devoção), nada (yoga da música), dhyana (meditação) e shastra (o estudo das escrituras sagradas e sânscrito) e os mesmos estão presentes em cada aula de Jivamukti Yoga. 

A paixão por este método, leva-a a tornar-se professora de Jivamukti Yoga, concluindo a sua certificação internacional de 300hrs em Junho de 2019, na Costa Rica. 

É também terapeuta de Reiki, tendo concluído a sua certificação de dois anos em Junho de 2019. 

Integra a equipa do Yoga Lab desde Agosto 2019

Nasceu no Brasil e vive atualmente em Lisboa. É formada em Hatha Yoga pelo Instituto Sivananda. Frequentou um curso com Guruji Nanda Gumar, discípulo direto de B.K.S. Iyengar em Rishkesh na Índia e de Tai Yoga na Sunshine Massage School em Chiang Mai, na Tailândia. Estudou Anatomia Aplicada ao Yoga na Universidade Paulista de Medicina, Sânscrito com o prof. Dr João Carlos Gonçalves e Vinyasa Yoga com a professora Micheline Berry.

É praticante de meditação Vipassana e estuda a tradição Védica na linhagem do Swami Dayananda através da professora Glória Arieira. 

Acredita que o corpo pode ser o instrumento de transformação da mente e a respiração a ferramenta para o encontro do corpo, da mente e do espírito. 

Integra a equipa do Yoga Lab desde setembro 2018.

É Nutricionista e desenvolve a sua atividade profissional na área da Nutrição e Dietoterapia Clínica em regime privado e no desenvolvimento de programas corporativos nas áreas da gestão do peso, da medicina preventiva, do estilo de vida e da alimentação natural de base vegetariana. O seu primeiro contacto com o Yoga/Meditação deu-se aos 19 anos, quando iniciou   prática na escola de Yoga e Budismo Tibetano de um icónico centro lisboeta, hoje conhecido como “Os Tibetanos”. Ao longo dos anos, à luz da Teosofia, tem estudado as várias tradições espirituais do mundo, tendo particular interesse nos sistemas Samkhya, Yoga e Vedanta. 

Teve o privilégio de ter vários professores que muito contribuíram para a sua formação e para o desenvolvimento de uma visão integradora de várias tradições  e disciplinas do Yoga. Fez formação de Instrutor/a de Hatha Yoga certificada pela Yoga Alliance International (RYS-200). Mais tarde, fez o Curso de Professores de Hatha Yoga  ministrado pelo Professor Pedro Kupfer / Yoga Bindu (Aliança do Yoga / 500 horas) que decorreu no Brasil e em Portugal.

Participa regularmente em intensivos e workshops sobre temas específicos. Atualmente aprofunda o estudo e a prática de Yoga de acordo com o método Iyengar e integra o Programa de Estudos Avançados em Iyengar Yoga, sendo aluna de Billy Konrad e de Carina Ricardo.

Em janeiro de 2018, em parceria com a sua amiga e colega de prática e formação, Ana Margarida Martins, funda o Yoga Lab, em Lisboa.

en_USEnglish
pt_PTPortuguês en_USEnglish