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Calendário Outono/Inverno 2018-2019 Para além das aulas regulares, reserve na sua agenda espaço para as seguintes atividades: 10 de Novembro Yoga Kids...

Compreende a diferença entre exercício físico e yoga?

Um exercício físico consiste num treino onde se desenvolve essencialmente força muscular, podendo também envolver, em maior ou menor extensão, trabalho aeróbico e/ou anaeróbico, alongamento muscular e treino de equilíbrio. Os resultados obtidos são essencialmente a melhoria das funções pulmonar e cardiovascular, com consequente aumento da resistência física. As posturas de yoga (asanas) podem parecer, quando observadas do exterior, semelhantes a um treino físico, mas é um erro estabelecer essa analogia. (more…)

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Pavanamukhtasana, Parte 1: continuação

Grupo de Exercícios Anti-reumático (continuação) Nota: Recomece a prática em śavāsana (ver início da sequência) e repita as posturas 1-5 antes de continuar. 6. Janufalak Akarshan (Contracção do joelho) Inspire e contraia os músculos em volta do joelho da perna direita e suba a rótula na direcção da coxa. Retenha a respiração e a contracção durante 5-10 segundos. Expire e relaxe. Repita o movimento 5-10 vezes. Faça o exercício com a perna esquerda. (more…)

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Trazendo Isvara para a sua vida

“A visão Védica de que tudo o que está aqui é Isvara harmoniza-se muito bem com a Física do Cosmos* que afirma que tudo [o que existe no Universo] é uma manifestação de uma única coisa. De acordo com a Física tudo é constituído por partículas fundamentais que, devido às forças electromagnéticas se associam e formam clusters (cachos). Por último, por efeito da força gravitacional, gera-se o movimento à escala macroscópica; tudo está em movimento. A grande velocidade do movimento [macroscópico] mantém tudo no seu lugar. Deste modo, os físicos explicam que toda a criação [isto é, todo o Universo] é uma manifestação de partículas fundamentais. (...) quando você sonha é o fazedor, um ser inteligente que tem conhecimento para a criação. De facto, o sonho que criou é você mesmo, construído fora da sua própria consciência. No mundo do sonho, você é o fazedor e o material. (more…)

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Pavanamukhtasana (parte 1)

Introdução Pavan = purificação | Mukta = libertar | Asana = postura Pavanamukhtasana é uma sequência de asanas fundamentais que trabalha movimentos subtis que estimulam e facilitam a circulação de energia através do corpo. Com efeitos profundos sobre a mente e o corpo, esta sequência traz muitos benefícios à manutenção da saúde. Os movimentos simples e fáceis de executar e, ainda assim, muito eficientes para regular aquilo que na Índia se conhece como humores: mucosidades das vias respiratórias (kapha), gases corporais (vatta) e acidez ou bílis (pitta), isto é, os três biotipos (doshas) que definem os diferentes aspectos da personalidade de cada um. De acordo com a Ayurveda, a antiga ciência médica praticada na Índia, os três doshas controlam todas as funções do corpo. Qualquer desequilíbrio no seu funcionamento produz reações negativas no metabolismo e causa algum tipo de sintoma e/ou doença. (more…)

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O Yoga por trás da Ciência

O YOGA ALTERA A BIOLOGIA CELULAR E MELHORA A SAÚDE A biologia molecular mostrou que o comportamento das células depende do ambiente químico em que vivem e que a mensagem para que esse ambiente se modifique é enviada pelo cérebro. Nos homens, o ambiente químico em que as células crescem, vivem e se reproduzem é o sangue. E o cérebro é o químico do corpo. Com base na sua experiência de vida, o cérebro desenvolve uma química que envia informação através de todo o corpo. O que é extraordinário é que este conhecimento, que hoje em dia está cientificamente provado, é a base do yoga. Aquilo que a ciência agora comprova foi inequivocamente afirmado em textos muito antigos pelos sábios que nos explicaram o que é o yoga. Isto não significa que a validação científica não é importante, mas mostra que a vivência do yoga tem um valor intrínseco que não tem que ser racionalizado. A sua compreensão é feita...

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A ciência por trás do Yoga – 1ª parte

A crescente implantação que o yoga tem actualmente em todo o mundo está a reflectir-se na cultura social, sendo frequente encontrarem-se referências ao yoga em fotos de capas de revistas e em meios de comunicação diversos. Uma das coisas lamentáveis que acontece com a passagem dessa informação é que, para a tornar apelativa, os fotógrafos passam imagens fotogénicas de mulheres bonitas, em posturas complicadas. Isso é bom porque ilustra as posturas, mas tem como factor negativo criar a imagem de que o yoga é uma prática para pessoas flexíveis, mulheres novas, magras e brancas, originando um estereotipo que não tem nada a ver com o yoga. Contrariamente a esta ideia, que é infelizmente a que a generalidade das pessoas retém, o yoga é acessível e ajustável a qualquer condição física e idade. (more…)

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Yoga é a arte de ser feliz!

O Yoga Lab convida-o a ser aberto e curioso,pró-activo em relação a si mesmo, à sua natureza e à vida. Simultaneamente fascinante e fascinado...pois assim é o caminho do Yoga: a prática constante da serenidade, da coragem e do contentamento. O Yoga é, na verdade, a arte de ser feliz! O Yoga ensina-nos a conectar ao cerne de nós próprios e ao enigmático processo a que chamamos Vida. Ensina-nos, além disso, a conectar uns com os outros, a todos os seres viventes e à Natureza inteira, respeitando os seus ciclos de expansão e contração, de movimento e quietude. (more…)

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Aveia com figos frescos

Um pequeno almoço divinal! A aveia é um alimento funcional muito rico em proteínas, fibras solúveis e insolúveis, vitaminas do complexo B e E, minerais como o zinco, silício, selénio, ferro, magnésio, fósforo e cobre. O seu consumo está associado à redução do colesterol-LDL, equilíbrio dos níveis de açúcar no sangue, redução do apetite, aumento do trânsito intestinal e eliminação de agentes cancerígenos que se formam ao longo do processo de digestão das gorduras (o efeito anti-tumoral deve-se à presença de fibras solúveis denominadas Beta-glucanos). É um alimento que atua na formação do colagénio promovendo a firmeza e elasticidade da pele. Tem também nutrientes que fortalecem as unhas e o cabelo. (more…)

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Vencer obstáculos: a proposta do Yoga

As mudanças que nos acompanham ao longo da vida são muitas, e a aptidão que temos para lidar com a mudança, que inevitavelmente faz parte do nosso crescimento, é essencial para que possamos desempenhar as funções que, em cada momento, são a nossa vida. (more…)

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O Yoga no tratamento da Síndrome do Piriforme

O piriforme é um músculo fino que se insere no sacro ao nível das vértebras S2-S4 e se estende por baixo do glúteo máximo até à parte superior do fémur, na região posterior da bacia. A sua função é efectuar a rotação externa do fémur, a extensão e a abdução da coxa, tendo um papel importante na estabilização da junta sacroilíaca. A contractura e hipertrofia (aumento de tamanho) do piriforme pode comprimir o nervo ciático, que passa por baixo dele, originando a síndrome do piriforme, que se caracteriza por dor na nádega que pode irradiar para a parte posterior da coxa e estender-se para a perna. (more…)

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