O Yoga Lab convida-o a ser aberto e curioso,pró-activo em relação a si mesmo, à sua natureza e à vida. Simultaneamente fascinante e fascinado…pois assim é o caminho do Yoga: a prática constante da serenidade, da coragem e do contentamento.
O Yoga é, na verdade, a arte de ser feliz!
O Yoga ensina-nos a conectar ao cerne de nós próprios e ao enigmático processo a que chamamos Vida. Ensina-nos, além disso, a conectar uns com os outros, a todos os seres viventes e à Natureza inteira, respeitando os seus ciclos de expansão e contração, de movimento e quietude.
A este modo de ver e estar no mundo que o Yoga nos propõe, chamamos “contentamento” (santōṣḥ, que se lê santosha). Patañjali, uma das mais altas referências do Yoga, afirma que “Do estado de contentamento surge intensa alegria” (Yoga sutra 2.42). A profunda alegria que vem da gratidão, de abraçar e apreciar plenamente o dom de ter uma vida para viver e de nos termos uns aos outros, com os nossos desafios pessoais, familiares e profissionais, para viver e vencer. Haverá melhor maneira de celebrar a beleza e a complexidade da existência do que deixarmo-nos fluir ao som da sua música? Aceitando a vida tal como se apresenta e aceitando o outro tal como é?
Aprendamos, então, a olhar para o Ser, deixando de lado as coisas do Ego. Deixemos que perante a vida, o Contentamento seja o nosso guia, lembrando-nos do que é essencial e lhe dá sentido.
Permitamo-nos sentir uma alegria imensa em cada respiração, deixando-nos embalar nos movimentos de expansão e contração do tórax, bebendo a energia que entra e deixando sair tudo o que é desnecessário,
Deixemos que, sempre que juntamos as mãos, as palmas se fundam uma na outra, sentindo a energia da vida a vibrar,
Atrevamo-nos a espalhar os dedos dos nossos pés no tapete, desejando enraizar-se no chão, querendo escutar as histórias surpreendentes que a Terra tem para contar, inundando-nos de esperança, espanto e surpresa.
E assim, sintamo-nos honrados pela oportunidade de estarmos juntos, com a mente e o corpo presos ao momento presente, abandonando por alguns instantes os papéis que, cada um de nós, desempenha na vida.
Bem-vind@ ao mundo do Yoga Lab!