Compreende a diferença entre exercício físico e yoga?

Um exercício físico consiste num treino onde se desenvolve essencialmente força muscular, podendo também envolver, em maior ou menor extensão, trabalho aeróbico e/ou anaeróbico, alongamento muscular e treino de equilíbrio. Os resultados obtidos são essencialmente a melhoria das funções pulmonar e cardiovascular, com consequente aumento da resistência física.

As posturas de yoga (asanas) podem parecer, quando observadas do exterior, semelhantes a um treino físico, mas é um erro estabelecer essa analogia.

Numa prática de yoga a atenção é dirigida, de forma consciente, para o corpo e para a mente, tendo por isso uma componente psico-física que trabalha simultaneamente força e alongamento muscular, equilíbrio, flexibilidade articular, técnicas que promovem a circulação da energia vital (prana) através de todo o corpo (pranayama, bandhas e mudras), técnicas de purificação do organismo (shatkarmas), associadas a uma atitude consciente que envolve dirigir a atenção para o corpo e para a mente, cultivando a observação, a descoberta e a aceitação.

A interiorização dos sentidos (pratyahara), da atenção (dharana) e a atitude meditativa (dhyana) são componentes essenciais do yoga e é por isso que a prática continuada traz um estado de consciência simultaneamente atenta e tranquila, que se estabelece como estruturante de estados físicos e psicológicos equilibrados e harmoniosos.


Informações sobre Horários, Modalidades e Reserva de Aula Experimental:Clique AQUI